Livro: Estilhaça-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Sinopse:
"Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos."
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos."
Me interessei por esse livro logo de cara assim que a Novo Conceito divulgou que iria lança-lo aqui no Brasil.
Estilhaça-me começa com Juliette, uma garota de 17 anos, presa em uma sela de um manicômio em condições precárias e sem ter contato com ninguém a 264 dias.
Juliette não está lá porque é louca e sim porque possui o poder de torturar e até mesmo matar as pessoas através do seu toque.
"Não tenho nada senão um caderno e uma caneta quebrada e os números na cabeça para me fazer companhia. Uma janela. Quatro paredes. Espaço de 1,48m². Vinte e seis letras de um alfabeto do qual não fiz uso em 264 dias de isolamento."
A solidão de Juliette acaba já na primeira página quando ela surpreendentemente ganha um companheiro de cela, um garoto lindo e misterioso de cabelos castanhos e olhos azuis.
No primeiro dia os dois acabam se estranhando mais aos poucos Adam e Juliette começam a se entender e a criar uma afinidade entre eles.
Mas a história começa para valer mesmo é quando os dois deixam a sela e Juliette conhece o poderoso Warner que revela o real motivo de Adam ter sido trancafiado junto com ela.
No começo a narrativa pode ser um pouco confusa para alguns leitores pois o livro é todo narrado em 1º pessoa sob o ponto de vista de Juliette e a personagem se encontra muito confusa por estar confinada a tantos dias sem ter contato com o resto do mundo, algumas frases e pensamentos da personagem são repetidos várias vezes e outros estão riscados para transmitir toda essa confusão.
Eu achei muito bacana a narrativa ser dessa forma pois me aproximou mais da personagem e acabei entendendo Juliette e conhecendo a sua personalidade bem melhor.
"Sinto alguma coisa socar meu estômago.
Seus olhos. Alguma coisa em seus olhos.
Fecho-me ao mundo. Tranco-me. Giro a chave com firmeza."
Nesse livro, que é apenas o primeiro de uma trilogia distópica a autora faz uma crítica a ganância dos seres humanos e nos mostra uma sociedade que não está muito longe de se tornar realidade infelizmente.
Em Estilhaça-me a camada de ozônio foi completamente destruída, não existem mais animais, a natureza está completamente morta e a comida é algo escasso que é racionado entre a população.
Todos os personagens da narrativa são maravilhosos e muito bem construídos.
Warner por exemplo é um vilão que tem um espaço enorme na história e que conseguiu me fazer ter uma relação de amor e ódio com ele durante todo o livro, por muitas vezes desejei que Juliette mostrasse o seu poder e torturasse o personagem e por outras vezes me deixei levar pelo seu jeito atraente e sedutor.
Adam é aquele tipo de mocinho que te faz suspirar, principalmente por sua determinação em proteger as pessoas que ele ama e também por conta de algumas cenas mais quentes protagonizadas por ele e por Juliette no chuveiro.
"Meus olhos lutam para não flutuar.
Minhas pernas ganharam o direito de tremer.
Minha pele está abrasada por todos os lugares em que ele não está me tocando.
Seus lábios estão tão próximos de meu ouvido que sou a água e nada e tudo e estou evaporando em um querer tão desesperado que queima a medida que engulo."
Como uma apaixonada por bons e diferentes romances, amei o livro apesar de não ter gostado muito do rumo que a autora deu para a história no final, não posso contar o motivo pois se não estaria soltando um big spoiler da história.
Estou bem curiosa para o próximo volume da série que infelizmente ainda será lançado nos EUA e acredito que demore um pouquinho até chegar por aqui.
________________________________________________
Nossa que capa linda.
ResponderExcluirParece ser muito bom, fiquei curiosa para ler.
bjs
Aninha
Oie!
ResponderExcluirEu também gostei bastante de Estilhaça-me, mas assim como você, não curti o final :( Realmente achei que a trama ia tomar qualquer rumo menos aquele e... enfim.
O WARNER É LINDOOOO, ele não pode morrer de jeito nenhum ;_; hahaha
Acho que é um dos melhores vilões que já tive o prazer de conhecer *-*
Beijooo!
Ju
julianagiacobelli.com
kkkkkk
ResponderExcluirWARNER FOREVER! rs Todo mundo gostou do vilão! Coitadinho do Adam! Nem a pobre da Juliette tem vez nessa! kkkkk
Ei, Tais, adorei sua resenha! Li o livro recentemente e nossas opiniões ficaram muito parecidas. Eu também gostei do livro, mas me decepcionei um pouco com o final.
Beijos,
Inara
http://lerdormircomer.blogspot.com.br/
Esse livro é bem interessante! Estou curioso para lê-lo! Parabéns pela resenha, está maravilhosa!
ResponderExcluirAh o meu blog é paranoiadasideias.blogspot.com
ResponderExcluirEu comprei esse livro na semana passada e li em um dia só.
ResponderExcluirMuito bom eu adorei e ao contrário dos outros eu amei o Adam *.*
beijos
Juju
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirObrigada por ter comentado lá no blog.
Mesmo sendo confuso no começo parece que o livro valeu muita a pena né?!
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
Passa lá no blog?
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
Ahh eu amei sua resenha Thais!
ResponderExcluirAcho que temos opniões bem parecidas sobre o livro.. Tb tive esse estranhamento inicial, mas ele é justificavel, além disso Warner mexe mesmo com a gente!
Tenho visto mt gente falar isso do fim, mas eu achei bom (acho que incomoda por lembrar outra coisa né).. Acho que outro caminho seria ainda mais 'clichê' e esse de certa forma é inesperado, apesar de tudo!
bjs
Hey Evellyn!
Como eu quero ler esse livro! *_*
ResponderExcluirTooooodo mundo falando dele. Não li ainda, mas pretendo.
=*
milalices.blogspot.com.br/
Oi, é minha primeira visita no blog e gostei muito, já estou seguindo, recebi meu kit de Estilhaça-me, mas ainda não consegui ler, a capa é maravilhosa, espero que eu goste da estória. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirSe quiser dá uma passadinha lá no blog =]
www.viagem-imaginaria.blogspot.com
Beijos
Tb adorei a narrativa, aliás, postei resenha do livro hoje e comentei sobre isso!
ResponderExcluirO Adam é uma questão à parte... Tentação demaissss!
Bjs,
Kel
www.itcultura.com
Eu P-R-E-C-I-S-O ler esse livro, meu Deus, essa resenha só fez minha vontade almentar =[ =[
ResponderExcluirEu adorei esse livro! Apesar de não gstar de romances, achei essa narrativa bem rápida e envolvente. O segundo volume da séria também é ótimo, e estou aguardando ansiosamente o terceiro volume, Incendeia-me. Parabéns pelo blog!
ResponderExcluir