Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Sinopse:
"Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar."
Esse foi o último livro que li em 2012 e gostei tanto que não poderia deixar de fazer dele o primeiro livro a ser resenhado pelo blog em 2013.
A história mistura distopia com conto de fadas e nos apresenta um futuro onde a monarquia está de volta ao poder e os Estados Unidos é chamado de Illéa.
Após a uma grande guerra, toda a população foi dividida em castas e cada casta leva um número de 1 a 8 e quanto maior foi o número da casta piores são as condições de vida que seus integrantes levam.
"Não que nossa situação fosse tão precária a ponto de temermos por nossa sobrevivência ou algo assim. Não éramos miseráveis. Mais acho que não estávamos muito longe disso.
Nossa casta era a terceira antes do fundo do poço.
É nesse cenário que acontece "A SELEÇÃO" um concurso onde 35 garotas de diferentes castas do país são sorteadas e tem a chance de concorrer a um lugar no coração do príncipe Maxon e também ao status de nova princesa de Illéa.
Todas as garotas entre 16 e 20 anos sonham com essa oportunidade, menos América Singer, uma jovem de casta 5 que a dois anos vive um romance secreto com Aspen, um garoto de casta 6.
Porém, mesmo não querendo se casar com o príncipe Maxon, América acaba sendo sorteada e tem que se mudar para o palácio junto com as outras 34 garotas até que o príncipe finalmente tome a sua decisão.
"Nenhuma das opções me parecia muito boa. E a ideia de entrar em um concurso que o país inteiro acompanharia só para ver um riquinho esnobe escolher a moça mais linda e sonsa do grupo para ser o rosto calado e bonito que apareceria ao lado dele na tv... era o bastante para me fazer gritar.
Haveria humilhação maior?"
O futuro distópico criado por Kiera Cass nesse livro me lembrou bastante o de Jogos Vorazes, com a grande diferença de "A SELEÇÃO" ser um reality show em que todos desejam participar.
A narrativa feita em primeira pessoa sob o ponto de vista da America, é tão fluida e encantadora que me fez ler o livro inteiro em poucas horas.
Simplesmente me apaixonei pelo príncipe Maxon e pelas cenas dos encontros dele com America e por isso em alguns momentos fiquei com raiva de Aspen e do triângulo amoroso existente na história.
Amei o clima mágico de conto de fadas que domina a história inteira e por muitas vezes durante a leitura acabei suspirando só se imaginar a vida no castelo e os vestidos glamourosos que as candidatas a princesa usam.
"Baixei a cabeça por um instante e vi uma menininha esmagada contra o parapeito. Ela não devia ter mais de doze anos. Nas mãos levava um cartaz com a frase: "As ruivas dominam!", uma pequena coroa desenhada em um canto e estrelinhas para todos os lados. Eu sabia que era a única ruiva na competição, e percebi que os meus cabelos e os dela tinham praticamente o mesmo tom.
A menina queria um autógrafo"
Já estou bem ansiosa pela continuação da história que será lançada em abril aqui no Brasil e nos EUA simultaneamente.
Também existe a possibilidade de "A seleção" virar uma série de tv do canal americano CW e eu particularmente estou torcendo muito para que isso acontece logo, pois sou viciada em séries e iria adorar ver tudo isso na telinha.
Linda vim te desejar também um super, ultra, hiper, Ano Novo!!!
ResponderExcluirCheio de muito:
★。˛ °.★** ˛. AMOR!
˛ °_██_*。*./ \ .˛* .˛. PAZ!
˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. *e PROSPERIDADE!
.°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\
*(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|
¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°˜"*°••°
Vou aguardar sua linda visita no blog viu.
Toninha
Oi flor!
ResponderExcluirGanhei esse livro mês passado e ele é uma das poucas distopias, atualmente, que me chamaram a atenção! Estou curiosa pra leitura e espero me envolver tanto quanto você!
Beijão e feliz ano novo!
Não vejo a hora de poder ler o próximo livro da série, o A Elite. A história é muito bem construída, amei, amei, amei.
ResponderExcluirBeijos,
Caroline, do Criticando por Aí
Quero muito ler este livro.
ResponderExcluirParece ser bem meu estilo.
Beijinhos,
Thais Priscilla
http://thaypriscilla.blogspot.com
Eu estou super ansiosa pra ler esse livro. A primeira coisa que me cativou foi a capa, e eu o teria na estante mesmo se a história fosse ruim só por causa dela, hehe. Acho que vou gostar muito do livro justamente por essa junção de distopia com conto de fadas. E sim, mesmo sem ter lido já imagino o quão lindos devem ser os vestidos! :O
ResponderExcluirBeijos!
Ah, o que mais tá me deixando ansiosa neste livro é este clima de contos de fada *-*
ResponderExcluirSou apaixonada pela capa e isso foi o que mais me motivou a comprar hahaha.
Não entendi muito bem a atitude de Aspen, nem sei nem pra que ele está no livro, mas talvez lendo eu "clareie" minha mente rs.
Beijo!
Nossa, amei esse livro também e estou quicando de ansiedade pelo lançamento da continuação rs
ResponderExcluirNão sabia desse lance da série de TV, tomara que façam mesmo *-* Ver Maxton em carne e osso seria ótimo rs
Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br
Esse livro tem tudo para ser bom, vou esperar até abril para comprar os dois de uma vez, assim fico menos ansiosa. =)
ResponderExcluirEsse príncipe deve ser um encanto, pena que ele só possa escolher as candidatas, nada de uma paixão espontânea durante um passeio. hahaha
Vale a pena conferir.