[Resenha] Todas as Suas (Im)Perfeições

em 09 novembro 2019

Romance • Editora: Galera Record • Autora: Collen Hoover • 304 Páginas


Sou apaixonada pela escrita de Colleen Hoover desde o primeiro livro da autora que li (Métrica) e desde então faço questão de ler todos os livros dela que são lançados no Brasil.
Os romances de Collen não são fofinhos e leves, são histórias intensas, reais e sensíveis que despertam ao leitor muitos sentimentos diferentes e conflitantes.
Em "Todas as Suas (Im)Perfeições" conhecemos a história de amor de Quinn e Graham. 
Os dois se conheceram na entrada do apartamento do noivo de Quinn, no exato momento em que ele estava traindo ela com a namorada de Graham.  
Neste dia, incentivada por Grahan, Quinn tira uma mensagem em um biscoito da sorte que acaba sem querer se tornando o grande centro de tudo o que acontece a seguir e deixa também uma grande lição ao leitor. 
"Se você iluminar apenas as suas imperfeições, todas as suas qualidades ficarão na sombra."
Após este primeiro encontro, avançamos um pouco no tempo e nos deparamos com Quinn e Graham já casados há mais de 7 anos e enfrentando uma enorme crise no casamento.
Infelizmente Quinn não pode gerar filhos e isto acabou se tornando um enorme problema na vida do casal. 
A obsessão de Quinn por um filho começou pouco a pouco a se sobressair deixando para trás o lindo sentimento que comandava a vida de ambos, o amor.  
Os capítulos alternados entre o doloroso presente e o feliz passado do casal, me deixaram muito dividida entre momentos de muita tristeza e muita felicidade. 
"Em nossa defesa, é difícil admitir que um casamento possa ter acabado quando ainda existe amor. As pessoas acreditam que um casamento só termina quando não há mais amor. Quando a raiva suplanta a felicidade. Quando o desdém substitui a alegria. Mas Graham e eu não estamos zangados um com o outro. Apenas não somos mais as pessoas que costumávamos ser." 
Apesar de entender e ter empatia pelo conflito de Quinn, confesso que muitas vezes me irritei com a protagonista durante a leitura e tive vontade de chacoalhá-la até que ela voltasse a realidade e percebesse que a vida era muito mais do que aquilo e que ela precisava voltar a viver.  
Por muitas vezes também tive vontade de colocar Graham no colo e consolá-lo, pois ele é um protagonista masculino maravilhoso que por amor aguentou muita coisa.
"Somos cheios de defeitos. Centenas deles. São como pequenos furos em nossa pele. E, como sua sorte disse, às vezes prestamos muita atenção em nossas imperfeições. Mas algumas pessoas tentam ignorar as próprias falhas ao destacar as dos outros, a ponto de torná-las seu único foco. Elas as cutucam, pouco a pouco, até que se rasgam, e é só o que nos tornamos para essas pessoas. Uma gigantesca imperfeição."
O que eu mais gosto nas histórias de Colleen Hoover é que elas são muito reais, possíveis de acontecer com qualquer um e isso nos aproxima muito dos personagens criados por ela.
Nenhum dos seus protagonistas é perfeito, todos eles são repletos de defeitos e qualidades e tem a oportunidade de aprender com os seus erros e amadurecer ao longo da história. 
"Todas as Suas (Im)Perfeições" mostra ao leitor a crua realidade de um casamento, com seus altos e baixos e confesso que chorei em muitas cenas, principalmente nas do final do livro.   
Na vida costumamos muitas vezes dar ênfase aos momentos ruins e aos nossos defeitos quando na realidade deveriamos exaltar os momentos bons, pois são eles que nos fazem seguir em frente.
Sem dúvida nenhum indico esta leitura e já estou ansiosa por mais livros da autora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo